Modern technology gives us many things.

Expedito Netto se reúne com Diretor da ANEEL para discutir apagões

O Deputado Federal Expedito Netto esteve na tarde desta quarta-feira (07), em Audiência com o Diretor-Presidente da ANEEL, Romeu Rufino. Na ocasião, o deputado cobrou soluções para as dívidas deixadas em Rondônia pela multinacional espanhola ISOLUX-CORSAN, responsável pela construção da subestação elétrica do Madeira (I.E Madeira), em Porto Velho. O abandono do canteiro pela multinacional resultou em significativas dívidas para os microempresários rondonienses, e por consequência, a falência de uma grande parte deles.

Expedito Netto indagou Romeu Rufino sobre os inúmeros protestos e ações judiciais de cobrança que correm contra a multinacional. Ainda assim, a ISOLUX-CORSAN continua sendo vitoriosa em leilões de linhas elétricas feitos pela ANEEL. Para o parlamentar, a ANEEL precisa criar mecanismos que retirem das disputas por concessões, empresas que causem prejuízos aos pequenos empreendedores e trabalhadores vinculados.

“Chega a ser vexatório o fato de que uma empresa que tantos danos gerou ao empreendedorismo rondoniense, tenha ganho um novo lote de linhas em Rondônia, sem que ao menos tenha quitado com os compromissos das obras anteriores.”, afirmou Netto.

O Diretor-Presidente solicitou que seja protocolada à ANEEL toda a documentação relativa ao caso, pois compreende que a comissão de licitação da agência tem que criar mecanismos para retirar as empresas inidôneas do processo de expansão do sistema elétrico Brasileiro.

Participaram também da reunião o Superintendente de Fiscalização dos Serviços de Eletricidade , José Machado, e o Superintendente de Regulação dos Serviços de Distribuição , Hugo Lamin.

Apagões

Romeu Rufino, depois de questionado sobre a crescente onda de apagões que tem acometido o estado de Rondônia, informou que a ANEEL se sensibiliza com os problemas elétricos vivenciados pela população e que estão sendo tomadas medidas para tornar o sistema mais estável. Ainda assim, não se pode excluir a possibilidade de aumento na tarifa para o estado de Rondônia.

Netto afirmou que “a possibilidade da tarifa ser aumentada em um momento em que o serviço não está sendo oferecido com a mínima qualidade é um disparate. Essa conta não deve ser repassada aos consumidores, afinal eles são as verdadeiras vítimas e não podem ser penalizados novamente, por erros do governo que não sabe gerir o sistema elétrico brasileiro.”.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.