Modern technology gives us many things.

Luiz Cláudio sai em defesa de mais médicos para área de fronteira

O deputado federal Luiz Cláudio (PR-RO), presidente da Frente Parlamentar de Integração entre Brasil, Bolívia e Peru, demonstrou preocupação com relação a vários municípios de Rondônia que fazem fronteira com a Bolívia, como é o caso de Guajará-mirim, Costa Marques, Pimenteiras e Cabixi, onde faltam médicos para atender a população.

Segundo o parlamentar, esses municípios apresentam grandes dificuldades na área da saúde, porque são distantes da capital e os prefeitos não conseguem contratar médicos brasileiros.

Luiz Cláudio disse que como presidente dessa Frente Parlamentar está buscando alternativas para que a população não fique desassistida na área de saúde. “O Brasil tem um acordo com o Uruguai, onde todos os municípios de fronteira tenham a possibilidade de serem assistidos por médicos uruguaios”, frisou.

Há uns dois meses atrás, o parlamentar recebeu o prefeito de Guajará-mirim, Dulcio Mendes que apresentou essa demanda para uma possível providência. Luiz Cláudio disse que já está desenvolvendo ações junto a Embaixada da Bolívia e o no Ministério do Comércio Exterior para que o nosso país faça esse acordo também com a Bolívia, como foi feito com o Uruguai, permitindo que os municípios de fronteira contratem profissionais para atender nos municípios que apresentam escassez de médicos.

“A população não pode ficar sem esse atendimento, muitas vezes, indispensável à cura e principalmente, quando se trata de salvar vidas”, disse.

Luiz Cláudio disse ainda que está trabalhando para que esse acordo saia ainda este ano. O acordo a ser firmado prevê a apresentação de diploma devidamente registrado, comprovando o credenciamento para o exercício da profissão, de modo que possa ser garantido o atendimento médico de qualidade à população dos municípios beneficiados.

Além disso, o parlamentar disse que está trabalhando no sentido de regularizar e regulamentar a profissão dos médicos que se formam na Bolívia para poderem atuar no Brasil de forma legal e segura sem nenhum tipo de descriminação ou perseguição.

Em reunião do Mercosul no Senado Federal, onde o parlamentar fez parte, a deputada federal do Rio de Janeiro, Benedita da Silva  apresentou requerimento para debater o aproveitamento dos médicos brasileiros formados na Bolívia e em todos os países que fazem parte do Mercosul, para que possam trabalhar em nosso país, ajudando a população.

você pode gostar também
3 Comentários
  1. Quitéria Aparecida Carlos dos Santos Diz

    Parabéns ao deputado federal Luiz Claudio pela iniciativa de lutar pelos acadêmicos Brasileiros que faz Medicina na Bolívia, pois e de grande preocupação que os acadêmicos tem ao se formar e muita dificuldade para poder se entregar ao Brasil país de origem, sou mãe de uma acadêmica e me preocupo muito.
    Os Brasileiros menospreza o curso feito na Bolívia mais afirmo e tão bom quanto no Brasil, a única diferença é que Bolívia quase não tem impostos se tornando assim mais barato, Hoje em dia não tem condições de se pagar um curso de medicina no Brasil, pois os impostos estão cada vez mais altos, ainda tem abuso por parte da faculdades enriquecer, os Brasileiros perderam a noção em relação a dinheiro.
    Fica aqui meu agradecimento ao deputado Luiz Claudio e dizer que brigue mesmo pelo nosso estado de Rondônia, pois não e fácil ver um filha longe de casa buscando horizontes que nosso país não oferece as classes menos desfavorecida.

  2. paulo pereira Diz

    bom dia,

    gostaria de saber se o ilustre terceiro não vai divulgar a suposta participação da mariana carvalho na operação lava jato

    Candidata a prefeita, Mariana Carvalho recebeu R$ 300 mil de empresas investigadas pela Lava Jato

  3. Na Hora Online Diz

    Olá,
    precisamos de provas concretas para podermos denunciar sobre quem quer que seja. Não temos elementos probatórios e acusatórios contra a deputada.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.