Modern technology gives us many things.

El Niño pode aumentar casos de dengue e chikungunya, alerta Saúde

Alta nas temperaturas e maior volume de chuvas em algumas regiões pode causar acúmulo de água, formando criadouros de reprodução do mosquito

Alta nas temperaturas e maior volume de chuvas em algumas regiões pode causar acúmulo de água, formando criadouros de reprodução do mosquito

O Ministério da Saúde enviou, nessa quarta (22/7), um alerta aos estados e municípios sobre a possibilidade de um aumento na transmissão de arboviroses associado ao fenômeno El Niño. Segundo uma projeção feita pelo InfoDengue/Fiocruz, o Brasil pode ter 1,7 milhão de casos de dengue em 2027.

Para evitar uma alta muito acentuada no número de casos, a pasta recomenda que os governos locais intensifiquem a vigilância de novos casos e adotem as tecnologias de controle de mosquitos preconizadas pelo ministério.


Principais sintomas da dengue

  • Dor de cabeça forte e que não passa.
  • Dor nos músculos e articulações.
  • Dor atrás dos olhos.
  • Perda de apetite e paladar.
  • Náuseas e vômitos.
  • Mal-estar e cansaço.
  • Manchas vermelhas espalhadas pelo corpo.

“As projeções apresentadas são estimativas epidemiológicas construídas a partir de cenários climáticos e, por isso, estão sujeitas a atualizações e ajustes conforme novas informações forem incorporadas aos modelos. O Ministério da Saúde seguirá monitorando a situação e poderá emitir novos alertas sempre que necessário”, diz a nota.

 

A participação da população também é essencial: além de procurar serviço médico assim que perceber os primeiros sintomas de doenças como dengue, zika e chikungunya, é um dever individual eliminar possíveis focos de reprodução dos vetores das doenças.

 

Matéria original e autoria:

https://www.metropoles.com/saude/el-nino-dengue-e-chikungunya

Foto ilustrativa

Metrópoles

 

 

Relacionado
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.