Bancada federal não consegue reverter aumento abusivo na tarifa de energia elétrica em Rondônia

Parlamentares tentaram, mas, deram com "Os burros N'água"

A bancada federal de Rondônia bem que tentou, mas, não conseguiu reverter o aumento abusivo de 27,5% na tarifa de energia elétrica. Em todas as reuniões com ministros e representantes da empresa prestadora do serviço, a promessa sempre foi de viabilizar estudos para ver a probabilidade de diminuir esse percentual que para eles e para a Justiça Federal não é abusiva, conforme decisão judicial.

Agora, as contas de energia vão ficar cerca de 3,7% mais baratas em 2019. A informação foi divulgada pelo diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), André Pepitone, nesta quarta-feira (20). Acontece, que há rumores que em mais ou menos três meses, haverá novo aumento de 5% na tarifa para todo o Brasil.

 

Note-se que a redução foi viabilizada a partir de um acordo fechado entre governo e a agência com bancos para antecipar a quitação de um empréstimo feito em 2014 para ajudar as distribuidoras de energia a pagar o custo extra gerado pelo uso mais intenso de termelétricas e não derivado de conversas com a bancada federal.

 

A energia gerada pelas termelétricas custa mais caro, porque é feita por meio de queima de combustíveis como óleo e gás natural. E em 2014 o Brasil enfrentou a escassez de chuvas, fato que reduziu o nível dos reservatórios de hidrelétricas.

Nahoraonline com Bahia notícias.

tarifa de energia
Comments (0)
Add Comment