Como ter uma mentalidade vencedora

O empresário e visionário americano Henry Ford costumava dizer: “Se você acha que pode ou pensa que não pode, você está certo”, referindo-se à grande importância de desenvolver e manter uma mentalidade vencedora em todos os aspectos da vida. Mas como as coisas acima descritas acontecem dentro do cérebro?

O cérebro se adapta de acordo com cada situação

A revista financeira Forbes publicou um artigo chamado 3 maneiras de pensar como um vencedor, e começa explicando a importância do cérebro neste contexto, citando a frase anterior do empresário Henry Ford. A partir da simples ideia dos conceitos de falta e abundância, é como o cérebro é capaz de se adaptar e reprogramar para atingir os objetivos estabelecidos, através de um processo chamado neuroplasticidade, onde os neurônios se comunicam uns com outros, e através do chamado ciclo da dopamina. Quando algum indivíduo estiver dentro de uma situação que pode representar perigo ou dentro de um entorno competitivo, a amígdala libera adrenalina e cortisol, com a intenção de colocar todo o corpo em modo de sobrevivência. É nesse contexto que o corpo complementa aquela reação química com a testosterona, após o córtex cingulado anterior avaliar a quantidade de risco e a possível recompensa encontrada em tal situação. O objetivo deste hormônio é concentrar os esforços necessários em todo o corpo para se livrar do risco apresentado, e também dentro de áreas competitivas, tornando os indivíduos mais agressivos, focados e confiantes. Depois dessas reações químicas cumprirem seu objetivo e ajudar ao indivíduo superar os desafios que enfrenta, o corpo é recompensado com dopamina, o hormônio que oferece uma sensação de relaxamento, bem-estar e sucesso. Este ciclo de alerta, preparação e resposta é facilmente lembrado pelo cérebro devido à recompensa da dopamina e, como apresentado em um dos artigos do site Betway Casino, é chamado O Efeito Vencedor. Isso se deve ao fato de que aqueles indivíduos que vencem, têm maior probabilidade de vencer no futuro e estão mais ansiosos para tentar fazê-lo novamente, graças ao ciclo de retroalimentação da dopamina. A idéia do Efeito Vencedor foi desenvolvida em grande detalhe pelo neurocientista e psicólogo cognitivo Ian Robertson, que é ajudado pela neurociência para explicar o porquê do sucesso e do fracasso em seu livro O Efeito Vencedor, que se tornou um sucesso nas lojas online como Amazon, a partir de sua publicação em 2012.

O efeito vencedor em esportes e negócios

Adotar uma mentalidade vencedora com base na resposta do corpo às vitórias anteriores e as recompensas que eles implicam, é a base fundamental para o desenvolvimento de um estilo de vida vencedor. Um dos exemplos mais claros para a aplicação deste contexto são os jogos esportivos e competitivos, como o futebol, a dama e o truco, devido às recompensas oferecidas pelas vitórias dentro deles. Dentro do campo dos esportes, um dos personagens que melhor adaptaram um método para reproduzir o efeito vencedor, é o jogador campeão de futebol americano, Tom Brady. Como mostra a editora Intrínseca, existem 12 princípios para uma vida saudável e bem sucedida que o jogador veterano promove através do seu método chamado TB12. Dentro dos doze pontos que o atleta enfatiza, prioriza a boa saúde sobre a aparência física, além do exercício diário da mente, para se manter à par da condição física e, finalmente, destaca a importância do descanso para permitir uma rápida recuperação para o corpo e a mente. O método utilizado por este atleta em sua vida cotidiana, torna-se importante, porque Brady acaba de obter seu sexto título da NFL e, como mostra o site da Globoesporte, já se tornou um ponto de comparação com Michael Jordan, outra lenda do esporte que também obteve a máxima glória em seu esporte em seis ocasiões. Por outro lado, o mundo dos negócios também é um ótimo exemplo para observar o Efeito Vencedor na vida cotidiana, pois, à medida que os microempresários aprendam a administrar e fazer negócios, eles aprendem a reconhecer os riscos que enfrentam, e desenvolvem as habilidades que abrem o caminho as recompensas, através de bens econômicos e a criação de fontes de emprego. É nesse contexto que as incubadoras para empresas ganham importância, porque, assim como faz o treinamento com os atletas, elas funcionam como laboratórios onde os empreendedores podem encontrar informações e desenvolver suas habilidades vencedoras, além de manter a motivação necessária para permanecer nesse contexto de sucesso.

A maneira pela qual o cérebro se adapta para responder da melhor maneira possível em situações competitivas é fascinante. Além disso, algo muito positivo neste contexto, é que o Efeito Vencedor pode ser replicado através da prática contínua e da retroalimentação positiva recebida pelo corpo através da liberação de dopamina. Desta forma, é possível manter uma mentalidade vencedora em diferentes contextos da vida, assim como fazem os maiores vencedores do mundo.

dicasesportes
Comments (0)
Add Comment