Em Ariquemes, servidores estaduais fazem manifesto contra o governo

Cerca de 200 servidores participaram de uma passeata, no Centro. Ato faz parte do cronograma de ação da paralisação estadual de 72 horas.

Com cartazes, faixas e um caixão simbolizando a insatisfação contra o Governo do Estado, cerca de 200 servidores estaduais de Rondônia percorreram a Avenida Tancredo Neves,Centro de  Ariquemes (RO), a cerca de 200 quilômetros de Porto Velho, nesta quarta-feira (18). Os servidores pedem por melhorias das condições de trabalho, revisão geral anual salarial e fim do descaso no serviço público. O ato faz parte do cronograma de ação da paralisação geral dos servidores, prevista para durar 72 horas, iniciada nesta quarta-feira (18) e que segue até a próxima sexta (20).

O presidente da Associação da Polícia Civil de Ariquemes, Ricardo Xavier Pacheco, disse que no município há cerca de 100 policiais civis, e que todos aderiram a paralisação, mas ressaltou que vão manter 30% do efetivo na Central de Flagrantes, para atender ocorrências de crimes hediondos e de maior gravidade. Ele conta que as principais reivindicações da categoria é a revisão do Plano de Cargos Carreiras e Salários, além de um reajuste inflacionário de 6% prometido pelo governo no ano passado, e que não teria sido cumprido.

Já o professor Marcio de Castro, membro da liderança da manifestação , destaca, dentre outras reposições salariais não cumpridas pelo estado, o reajuste de 6% prometido aos professores da rede estadual, em 2013, e que deveria ser pago em janeiro deste ano, mas não aconteceu. “Estamos lutando por nada a mais do que os nossos direitos. O estado precisa respeitar mais os servidores públicos”, comentou. Além da Polícia Civil e Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sintero), outros 10 sindicatos também aderiram a paralisação.

O cronograma da manifestação dos servidores que aderiram a paralisação em Ariquemes ainda inclui fazer um protesto nesta quinta-feira (19), em frente à casa do Governador de Rondônia, Confúcio Moura. Na sexta-feira (20), deve acontecer uma concentração na frente da prefeitura do município.

Servidores estaduais protestaram carregando caixões (Foto: Franciele do Vale/G1)
Comments (0)
Add Comment