Erosão atinge distrito de Nazaré, no Baixo Madeira, e Defesa Civil interdita área afetada

O inverno amazônico continua castigando as comunidades ribeirinhas no Baixo Madeira. Há cerca de três semanas, uma erosão atingiu os moradores de Nazaré, distrito de Porto Velho. Houve desbarrancamento da margem e a Defesa Civil precisou isolar a área. Nesta semana, uma nova vistoria será feita para monitorar novos deslizamentos de terras. Casas ainda não foram atingida.

De acordo com o diretor da Defesa Civil, Marcelo Santos, uma vistoria no local foi realizada, sendo percebidos riscos aos moradores. Conforme Santos, o principal motivo da erosão “é o banzeiro da água que é causado por embarcações que navegam pelo rio naquela região. Agora nós estamos mapeando e colocando placas e fitas de isolamento onde há uma probabilidade muito grande da acontecer uma nova erosão fluvial. Muitas crianças dependem daquela rota para ir para escola, então elas precisam saber por onde devem ou não passar”, explica Santos.

Nesta semana, uma nova visita, com uma equipe técnica de psicólogo e assistente social, para fazer o mapeamento de famílias afetadas, deve ser feita. “Nós já interditamos toda área afetada, fizemos um laudo e encaminhamos para o gabinete do prefeito informando que o pedido da visita teria sido feito por um morador. Agora nós estamos passando para a Secretaria Municipal de Obras (Semob) para eles verifiquem o que pode ser feito para ajudar aquele distrito”,diz Marcelo.

Assessoria

Comments (0)
Add Comment