Luiz Cláudio discursa na Câmara e pede união da classe política em defesa do Brasil

 

O deputado federal Luiz Cláudio (PR-RO), discursou ontem no plenário da Câmara dos Deputados fazendo um breve relato de sua atuação durante os seis meses de mandato.

Discorreu sua carreira política, iniciando na cidade de Rolim de Moura como Vereador; teve dois mandatos como Deputado Estadual e agora o seu o primeiro mandato de Deputado Federal.

O parlamentar enalteceu os trabalhos daquela Casa, onde salientou que: “Aqui eu percebo — e tenho falado isso no meu Estado de Rondônia — que as Comissões desta Casa têm funcionado a contento. Nelas, cada Parlamentar tem a oportunidade de debater os projetos que são de interesse do País e de interesse de cada Estado”, disse.

Em seu discurso, Luiz Cláudio conclamou a classe política para fazer uma união em prol do país para que a crise econômica e política sejam afastadas para o bem de todos, uma vez que o Brasil é um país rico e não pode mergulhar na recessão.

O parlamentar disse: “Quero aqui citar um texto bíblico: Um cordão de três dobras não se rompe com facilidade”. Para ele, os políticos responsáveis deste País têm que se unir neste momento de crise financeira econômica e política. A união faz a força. Não estou querendo dizer que tem que passar a mão em quem errou e quem está errando. Não. O Judiciário e o Ministério Público estão fazendo um trabalho excelente.

“Nossa função também é de fiscalizar, mas temos uma responsabilidade maior que é de nos unir para aprovarmos medidas cabíveis para que o País volte a crescer e dar emprego para nossa população” frisou.

“Rondônia é um Estado abençoado por Deus, um Estado que tem um potencial agropecuário muito grande. Somos hoje o 8º maior rebanho bovino no Brasil, com o status de livre de febre aftosa. Exportamos para mais de 50 países”, disse. O parlamentar disse que o Estado ocupa também o sétimo lugar na produção leiteira da Nação brasileira. Rondônia não tem nem 40 anos de emancipação política, foi emancipado de território para Estado. Hoje, é o segundo maior produtor de café Conilon no Brasil. Muitos agricultores do Sul, do Espírito Santo, de todos os Estados da Nação brasileira, foram para a Rondônia com um sonho grande, com o objetivo de produzir, de gerar emprego e isso foi o que aconteceu no meu Estado de Rondônia.

O parlamentar aproveitou para parabenizar a cidade Rolim de Moura, com 55 mil habitantes, que no último dia 5 de agosto completou 32 anos de emancipação política, onde iniciou a sua carreira política.

“A minha cidade é um Município com 55 mil habitantes, sendo que Rondônia tem uma população de 1 milhão e 600 mil habitantes. E ela tem essa potencialidade, essa força do setor produtivo”.

Falando em setor produtivo, o parlamentar cobrou mais eficácia por parte do governo estadual em relação às indústrias frigoríficas. A Friboi, todos sabemos, que é a maior indústria frigorífica do Brasil, maior exportador de carne do Brasil, nesses últimos 60 dias fechou dois frigoríficos no Estado, demitindo mais de 1 mil trabalhadores.
O Estado de Rondônia, há mais de oito anos, tem dado incentivos tributários e ficais para as indústrias se estabelecerem e é uma irresponsabilidade essas indústrias fecharem as suas portas sem dar nenhuma satisfação aos trabalhadores, ainda mais agora, quando que a exportação brasileira tem sido uma alternativa para o País. O setor produtivo tem crescido, tem mantido o saldo da balança comercial através da exportação do agronegócio, da soja, da carne tanto bovina quanto da de frango.

O Estado de Rondônia, há oito anos, vinha mantendo uma remuneração ao pecuarista e ao produtor rural com um preço igual ao do nosso Estado vizinho, o Mato Grosso, e ao Estado de Goiás. Hoje a diferença é de 20 reais por arroba entre Rondônia, Mato Grosso e Goiás. Não há justificativa para isso.

Luiz Cláudio fez uma cobrança ao Secretario de Estado de Rondônia, para que exija dessas indústrias uma explicação, um esclarecimento. Qual a justificativa de baixar tanto o preço da arroba do boi lá no meu Estado de Rondônia em relação ao Estado do Mato Grosso?.

“Nós sabemos que hoje todos os insumos utilizados no setor produtivo têm aumentado de preço. Aí reduzem o preço da arroba do boi, reduzem o preço do leite. Como o Estado é forte na área da bacia leiteira, então, isso não se justifica”, acrescentou. O parlamentar aproveitou o discurso para parabenizar os empresários de Rondônia que têm investido os seus próprios recursos objetivando o desenvolvimento do Estado, citando como exemplo o grupo Cassol com a construção de uma usina de Calcário, utilizado para a correção da terra produtiva. Rondônia, nesse momento, vive grandes eventos que acontecem nas feiras agropecuárias e todos nós sabemos que são exatamente nas feiras agropecuárias que a população se reúne onde a força do campo é apresentada através dos expositores que levam seus animais e que lá vão expor todas as suas potencialidades do nosso Estado.
Em seu discurso, Luiz Cláudio foi aparteado pelo deputado federal Moroni Torgan que o parabenizou, acrescentando que realmente Luiz Cláudio tinha razão porque o setor agrícola hoje é responsável pelo desenvolvimento do Brasil. Aproveitou, dizendo que o parlamentar também estava de parabéns por conclamar a classe política para pensar no Brasil.

A deputada Benedita da Silva em aparte disse que Luiz Cláudio estava de parabéns pela sua demonstração de equilíbrio e coerência em suas colocações, principalmente nesse momento de crise em que o Brasil passa e o parlamentar demonstrou responsabilidade política pelo seu chamamento.

O deputado Giovani Cherini, aproveitou para parabenizar o parlamentar pelo discurso, acrescentando que o parlamentar representa um Estado onde os gaúchos construíram nova morada para plantar, principalmente soja, cultura tão importante para o desenvolvimento da economia do país, em destaque as commodities.

O deputado Maurício Quintella, parabenizou o parlamentar pela brilhante defesa em favor da agricultura brasileira, onde considera um setor primordial para o desenvolvimento do país. E disse mais: “O senhor está aqui para garantir, pela sua postura, que a agricultura brasileira seja cada vez mais valorizada, tendo como meta o homem do campo”, finalizou.

Luiz Cláudio agradeceu a todos os apartes e se sentiu lisonjeado pelos elogios dos colegas deputados naquela casa que reconheceram o seu trabalho em favor do setor produtivo.

Luiz Cláudio considerou o seu pronunciamento produtivo e finalizou dizendo que como parlamentar, estará vigilante sobre as questões ligadas ao setor agrícola do Brasil, sempre valorizando o homem do campo e defendendo a aplicação de políticas públicas que não permitam o crescimento do Êxodo Rural e traga mais recursos ao setor.

Veja o vídeo:

http://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/webcamara/arquivos/recentes/videoArquivo?codSessao=53474

Comments (0)
Add Comment