Seis casos suspeitos de zika vírus são investigados em Ariquemes

Entre os casos suspeitos,a maioria, cinco são em mulheres. Município teve 61 casos de suspeita de dengue no ano.

O Departamento de Vigilância em Saúde de Ariquemes (RO), no Vale do Jamari, informou na quarta-feira (17) que o município possui seis casos suspeitos de zika vírus que estão em investigação.

De acordo com a administração municipal, os pacientes são cinco mulheres e apenas um homem. Amostras de sangue foram coletadas e o departamento aguarda o resultado para diagnosticar os casos.

Conforme a coordenadora do órgão, Franciele Lando Roberto, todos os pacientes se queixaram de estar apresentando sintomas compatíveis ao da doença, mas inicialmente descarta afirmar que os moradores estão com o vírus da zika.

Veja mais

Além destes casos suspeitos, no município também já foram notificados 61 casos suspeitos de dengue desde o início do ano e estão sendo investigados. Destes, cinco foram descartados de estarem infectados e apenas um caso foi confirmado.

Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde (Semsau), cerca de 80% dos focos de criadouro das larvas do mosquito atualmente são encontrados nos lixos domésticos. A Semsau organiza uma força-tarefa para poder fiscalizar os imóveis nos setores com maiores índices dos focos. “Estamos realizando uma força tarefa de segunda a sexta visitando os imóveis, para que haja a eliminação de todos os tipos de focos do mosquito”, comentou Franciele.

A ação pelas ruas do município continua e, ainda devem ser visitados mais de 22 mil imóveis. “No mês de fevereiro já foram fiscalizados aproximadamente 19 mil imóveis, 40% do total que ainda precisamos fiscalizar. Os trabalhos devem se estender ainda neste mês, em março e possivelmente em abril”, finalizou.

aedesRondôniazika
Comments (0)
Add Comment