Semur reforça chamamento para sorteados do programa Minha Casa Minha Vida

A Secretária Municipal de Regularização Fundiária e Habitação (Semur), Márcia Luna, participou na manhã desta terça-feira (11), do Programa Novo Dia, exibido pela SIC TV em rede estadual, onde reforçou o chamamento para que famílias sorteadas recentemente no programa habitacional Minha Casa, Minha Vida compareçam a Emater, na Avenida Farquar, onde está sendo realizado o atendimento direcionado a etapa documental que habilita os beneficiários.
Recentemente foram sorteadas 3.064 unidades habitacionais prontas entre as pessoas que participaram de um cadastro de demanda aberta realizado há aproximadamente dois anos na Talismã 21, garantindo ainda uma reserva de 30% a mais, o que resultou em 914 famílias suplentes para caso os titulares não sejam aptos pelo programa. “É preciso ter um contingente de chamamento e estas pessoas já estão sendo convocadas para a etapa de comprovação documental, um trabalho conjunto entre a prefeitura e o estado”, disse a secretária, que esclareceu que nem todo sorteado se enquadra no programa, que inicialmente exige renda máxima de até R$1.600 e não serem proprietárias de nenhum outro imóvel.
Questionada sobre uma possível demora neste processo, Márcia Luna destacou que a lentidão está associada a dificuldade em preencher os cadastros. “O problema não é a demanda de atendimento e sim a população se preparar com a documentação adequada para fazer jus”, lembrou a titular da Semur, que exemplificou que o mesmo problema foi encarado há pouco tempo, quando a prefeitura chamou 800 famílias para o Cidade de Todos 3, completando pouco menos de 300 cadastros. “É preciso verificar se o RG está nítido, regularizar divórcio, comprovação de renda também para autônomos, laudo médico em caso de pessoas com deficiência, entre outros detalhes exigidos”, frisou.
Durante o bate papo, a secretária fez questão de reforçar o compromisso da prefeitura com as vítimas de enchente, esclarecendo que estão sendo respeitadas e trabalhadas duas situações distintas. “Elas não precisam se preocupar, o último sorteio em nada invalida o compromisso assumido com os atingidos, são dois empreendimentos reservados a eles e mais duas mil unidades no Orgulho do Madeira”, garantiu, detalhando que já houve o sorteio de endereços da parte das vítimas que irá para o Porto Madero 3, sendo que estas pessoas já podem se considerar beneficiárias.
Todos os atendimentos estão sendo concentrados na Emater, de segunda a sexta, das 08h às 14h.
Texto e Fotos | Renata Beccária
Comments (0)
Add Comment