SINTERO participa de Encontro Nacional de Coletivos em defesa da educação pública

Evento destaca debates de temas cruciais para lutar pelo futuro da educação pública

O Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação no Estado de Rondônia (SINTERO) participou na última semana, do Encontro Nacional dos Coletivos da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), realizado em Recife (PE). O evento reuniu profissionais da educação de todo o país para aprofundar debates sobre os desafios da educação pública e fortalecer a atuação sindical.

Os diretores e diretoras do SINTERO representaram a entidade nos seguintes coletivos: Combate ao Racismo, com Rosa Negra; Comunicação, com Júnior Freire; Especialistas em Educação (Despe), com a presidenta Dioneida Castoldi; Educacional, com Judith Campos; Formação, com Marilteh Soares; Funcionários, com Manoel Rodrigues; Mulheres, com Profª Drª Luciana Basilio; Municipais, com Maricélia do Lago; e Saúde, com Neilton Vidal.

 

No primeiro dia, foi realizada uma análise de conjuntura com a presidenta da Internacional da Educação para a América Latina (IEAL), Sônia Alesso, e os deputados Bia de Lima (PT-GO) e Professor Lemos (PT-PR), além de Henrique Lopes, presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT).

Já o segundo dia foi dedicado às atividades dos coletivos, com oficinas, rodas de conversa e debates voltados para o fortalecimento da atuação sindical e da valorização das trabalhadoras e trabalhadores da educação.

Durante o encontro, os temas debatidos por cada coletivo foram:

Coletivo de Combate ao Racismo: estratégias antirracistas e antissexistas na sala de aula; educação antirracista como compromisso de Estado, incluindo políticas públicas, formação docente e práticas escolares; políticas de equidade racial e gestão pública da educação.

Coletivo Educacional: tecnologia como instrumento para construção do conhecimento e desafios da organização curricular.

Coletivo DESPE: identidade da(o) pedagoga(o), condições de trabalho, carreira e valorização.

Coletivo de Funcionários da Educação: direitos e formação dos funcionários da educação, com foco no Projeto de Lei  n°2531/2021 e no Profuncionário.

Coletivo de Comunicação: desafios da comunicação sindical e troca de experiências das entidades com encaminhamentos para assertivos de melhorias.

Coletivo de Mulheres: reflexões sobre gênero, raça e classe, além de troca de experiências entre sindicatos.

Coletivo de Saúde: saúde mental no mundo do trabalho e estratégias para a defesa da saúde integral.

Coletivo de Assuntos Municipais: piso, carreira e receitas da educação; especificidades dos orçamentos municipais para fortalecer a luta por melhores salários e boa gestão dos recursos.

Coletivo de Formação: troca de experiências entre sindicatos, avaliação de ações e fortalecimento da organização sindical nos locais de trabalho.

As atividades foram fundamentais para a diretoria do SINTERO, que acredita na força da troca de experiências com outros sindicatos e entidades. Espaços como este, proporcionados pela CNTE, ajudam as/os dirigentes a construírem propostas que fortalecem as lutas dos trabalhadores e trabalhadoras da educação, tanto em Rondônia quanto em todo o país.

“Participar desse encontro reforça a responsabilidade que temos, de lutar por uma educação pública que transforme vidas. Sabemos que o trabalho na educação vai além da sala de aula, é um compromisso com o futuro de toda a sociedade. Por isso, nossa união e mobilização são essenciais para garantir respeito, valorização e condições dignas para quem faz a educação acontecer”, destaca a presidenta do SINTERO, Dioneida Castoldi.

Imagem: CNTE

Sintero
Comments (0)
Add Comment