Modern technology gives us many things.

Aparelho de ponta vai auxiliar na avaliação e tratamento da COVID

O Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU-UFJF), na Zona da Mata, comunicou nesta segunda-feira (146) que recebeu um aparelho com tecnologia de ponta, capaz de auxiliar na avaliação funcional de pacientes com distúrbios respiratórios, principalmente doenças pulmonares obstrutivas crônicas.

O equipamento custou R$ 340 mil e foi adquirido com recursos do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf).   De acordo com a médica Lígia Amaral, chefe da Unidade do Sistema Respiratório do HU-UFJF, o aparelho, conhecido como pletismógrafo, também exercerá um importante papel no tratamento de pessoas que contraíram a forma mais grave do novo coronavírus.     “Com a nova facilidade tecnológica, será possível auxiliar na avaliação e no acompanhamento de pacientes que apresentaram formas mais graves de COVID-19 e que, após a doença, permanecem com algum grau de comprometimento pulmonar”, explica.    © HU-UFJF/Divulgação Pletismógrafo custou R$ 340 mil e foi comprado com recursos do Rehuf  “O equipamento realiza, além da espirometria, um exame já oferecido no HU, a pletosmografia, ideal para a avaliação dos volumes pulmonares. Ele também faz o exame de capacidade de Difusão do Monóxido de Carbono (DLCO), importantíssimo para a especialidade, auxiliando no diagnóstico e acompanhamento de doenças respiratórias”, complementa a médica.   Já Fernanda Frondana, engenheira clínica do HU-UFJF, destaca a importância do pletismógrafo na qualificação do diagnóstico.

“Agora será possível avaliar os volumes pulmonares com muito mais detalhes do que a espirometria, com ênfase especial na determinação da capacidade de difusão dos pulmões”, detalha.   As adequações na estrutura do laboratório ainda estão em curso, mas já foram feitos o treinamento da equipe e a instalação do aparelho.

Conforme a assessoria do hospital, em breve o mesmo estará disponível para atendimento aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) da cidade e demais municípios da região.

Estado de Minas

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.