A dupla de vereadores abordou ausência de número significativo de médicos e técnicos; demora na espera em prioridade e a debilitação de funcionários sobrecarregados
Entre os 52 municípios do estado, 35 tiveram perda populacional, apresentando uma redução de 67% em 2022. Pesquisa foi feita com base nos dados do IBGE.