Modern technology gives us many things.

Cientistas descobrem vírus de 15 mil anos congelados no Tibet

Os resultados completos do estudo foram publicados na revista Microbiome

Os resultados completos do estudo foram publicados na revista Microbiome

Um grupo de pesquisadores descobriu 33 vírus congelados na geleira Guliya que se formou há 15 mil anos na parte chinesa do Tibete. Destes, 28 vírus eram desconhecidos pela ciência. Os resultados completos do estudo foram publicados na revista Microbiome.

“Estas geleiras foram formadas gradualmente, e junto com a poeira e os gases, muitos vírus também foram depositados neste gelo”, disse o cientista Zhi-Ping Zhong, um dos autores do estudo que trabalha no Centro de Pesquisa Polar e Climática Byrd, da Universidade de Ohio, nos Estados Unidos.

Além dos novos vírus, o gelo analisado tinha uma sobreposição, com conteúdo de diversas eras em suas camadas. Isso permitiu que os cientistas também analisassem o material para entender mudanças climáticas, gases, bactérias e vírus presentes ao longo dos séculos.

As descobertas, disse a equipe, podem ajudar os cientistas a entender melhor como os vírus evoluíram ao longo dos séculos. De acordo com a equipe, cerca de metade dos vírus parece ter sobrevivido no momento em que foram congelados.

Empregando um novo método de análise de micróbios e vírus em amostras de gelo sem contaminá-los, os pesquisadores concluíram que os vírus viviam no solo ou nas plantas, mas os pesquisadores ainda devem divulgar mais dados após uma análise mais completa.

Via Istoé Dinheiro

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.