Modern technology gives us many things.

Em 2020, polícia registrou mais de mil desaparecidos em RO

Segunda a delegada, a maioria dos casos são solucionados algum tempo depois do registro oficial

Segunda a delegada, a maioria dos casos são solucionados algum tempo depois do registro oficial

Nas delegacias de Porto Velho foram registrados 306 casos de pessoas desaparecidas durante 2.020, de acordo com dados levantados pela delegada titular da 2ª DP, Keity Mota. Já em todo o Estado foram 1.058 casos de desaparecimento. Os dados de quantas foram localizadas ainda não estão disponíveis.

Segunda a delegada, a maioria dos casos são solucionados algum tempo depois do registro oficial. “Alguns familiares vem a delegacia comunicar que encontraram as pessoas. Geralmente quando é algo mais grave, a própria família faz a ocorrência, e quando não vem é porque os casos que no fim se solucionam. Mas quando a família vem e diz que está estranho por causa disso e aquilo, aí vamos atrás”, relata Keity Mota.

A maioria dos casos de desaparecimentos têm relação com algum transtorno psicológico, brigas com familiares ou de menores de idades que vão para casa de amigos ou namorados e os pais registram. Poucos casos são mais graves, de acordo com a delegada.

Quando há registro de desaparecido, o trabalho da Polícia consiste em ouvir familiares ou pessoas próximas. “Quando se registra a ocorrência, nós entramos em contato com a família, perguntamos o que aconteceu e se a pessoa retornou. Na maioria dos casos a pessoa já apareceu e aí os são arquivados. Quando não, ouvimos os familiares, e colhemos mais dados e informações, como por exemplo, se foi embora com o celular ou cartão, para que possa ser rastreado”, explica Keity.

A delegada destaca outros caminhos que podem ser feitos além de procurar a Polícia, quando alguém desaparece: procurarem o Hospital João Paulo II, IML ou Central de Flagrantes, “para saber se houve alguma entrada da pessoa”. Ela também destaca que para fazer o registro de desaparecimento é necessário deixar alguma forma de contato. “É importante quando se registra a ocorrência, deixar telefone de contato, porque facilita para a pessoa e para a gente”, finaliza.

 

Via Rondoniagora

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.