Modern technology gives us many things.

Em audiência com o governador, Luiz Cláudio sai em defesa da Emater

 

Preocupado com a repercussão na mídia sobre demissões de funcionários da Emater, o deputado estadual Luiz Cláudio (PR) esteve na manhã desta segunda-feira (8), em audiência com o governador Confúcio Moura (PMDB), para destacar a importância econômica da instituição para a arrecadação econômica do Estado. Citou que nos últimos 10 anos houve crescimento do PIB em Rondônia em função do agronegócio e da agricultura familiar, além de que em 2003 o estado recebeu o título de Zona Livre de Febre Aftosa. Na ocasião, Luiz Cláudio era secretário de Estado da antiga Seapes e foi a Paris receber este título.

Pela Constituição do Estado, a Emater é o órgão oficial que exerce a função de assistência técnica e extensão rural. O deputado relatou a Confúcio Moura que todos esses avanços propiciaram a consolidação das cadeias produtivas de carne e leite em Rondônia. Destacou ainda a importância da Idaron e agência privada através do FEFA no trabalho de alcance desses resultados. “Já a Emater teve um trabalho relevante no cadastramento das propriedades e na educação sanitária junto à classe produtora”, enfatizou.

Disse também que o serviço prestado pela Emater é de suma importância para garantir a produtividade através da assistência técnica, bem como, na liberação de crédito para os produtores rurais. “Em função do fortalecimento do agronegócio e agricultura familiar, para atender a demanda atual seria necessário ter mais extensionistas do que o que está disponível pela Emater”, afirmou.

Afirmou que a Assembleia Legislativa fez sua parte dando mais garantia aos empregados da instituição, já que a partir de janeiro a Emater será implantada como empresa pública. Ao final da audiência, o governador garantiu a Luiz Cláudio que não haverá demissões, nem perseguições injustas, mas que a Emater terá que fazer contenção de despesas para garantir seu bom funcionamento.

Em razão da contenção de despesas, o deputado sugeriu então a extinção das regionais da Emater, mas com a manutenção de supervisores, para auxiliar os técnicos por região. Segundo o parlamentar, tal medida fará com que sobre mais extensionistas para atender o campo. Também sugeriu que seja feito um Programa de Demissão Voluntária (PDV), para o funcionário que quiser aderir.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.