Modern technology gives us many things.

Ministra do STF, Rosa Weber, determina que governo federal reative leitos de UTI em três estados

Uma decisão da ministra Rosa Weber, do STF, obriga o governo federal a reativar imediatamente leitos de UTI que foram fechados em São Paulo, na Bahia e no Maranhão.

Nas ações, os governos dos três estados alertam para o iminente colapso no sistema de saúde e para a falta de colaboração da União. Segundo dados do Conselho Nacional de Secretarias de Saúde, em dezembro do ano passado, a União financiava, em todo o país, 12.003 leitos de UTI. Em janeiro, esse número caiu para 7.017 e, agora, são apenas 3.187. Ou seja, de cada quatro leitos de UTI que o governo federal pagava em dezembro, quase três foram fechados.

O governo do Maranhão informou que, atualmente, o estado não tem nenhum leito de UTI financiado pelo governo federal. São Paulo tem hoje 564 leitos pagos pela União, e precisa que a União financie outros 5.263. O governo da Bahia pede o financiamento de mais 462 leitos.

A decisão da ministra é individual e ainda será analisada pelo plenário do STF, mas o governo federal é obrigado a cumprir determinação imediatamente.

O Ministério da Saúde declarou que, em nenhum momento, houve a desabilitação ou suspensão de pagamentos dos leitos de UTI, que os repasses têm sido feitos conforme demanda e credenciamento dos estados, e que usará crédito extraordinário de R$ 2,8 bilhões para pagar leitos em uso desde janeiro.

O ministério afirmou ainda que o SUS vem cumprindo suas obrigações e, por isso, considera o pedido dos estados injusto e desnecessário.

Via Fantástico

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.