Modern technology gives us many things.

Nos últimos 20 anos, 404 mil servidores ingressaram na União por meio de concurso

Nos últimos 20 anos, 404.475 pessoas ingressaram no serviço público federal por meio de concursos. Desse universo, 65,9% têm nível superior. Os dados foram divulgados pelo Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, considerando o Painel Estatístico de Pessoal (PEP). De acordo com esse sistema de informações, de 1998 a 2018, o órgão da União que mais recebeu funcionários concursados foi o Ministério da Educação (MEC), com o ingresso de 232.507 professores, técnicos universitários e trabalhadores para o quadro de pessoal da pasta.

O Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) — que hoje engloba o Instituto Nacional de Seguro Social — aparece em segundo lugar no ranking de novos servidores contratados, com 27.367 ingressos no mesmo período.

Desse total, 26.778 pessoas foram contratadas para atuar no INSS. O número se explica, em parte, pela grande quantidade de aposentadorias no setor, o que exige a reposição de pessoal.

O terceiro lugar no rol dos órgãos federais que mais contrataram servidores públicos aparece o Ministério da Justiça (MJ), que recebeu 25.947 novos funcionários entre 1998 e 2018.​

O PEP foi desenvolvido para simplificar o acesso às estatísticas da gestão de pessoas do governo federal.

Do sistema constam dados sobre despesas, distribuição e perfil do pessoal civil do Poder Executivo e das polícias Civil e Militar e do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal.​

Fonte: Jornal Extra

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.