Modern technology gives us many things.

Prefeitura realiza Dia D de vacinação contra poliomielite, multivacinação e sarampo em Porto Velho

Mobilização acontece na sexta-feira (16). Semusa confirma que todas as unidades de saúde da capital estão abastecidas com as doses e população será atendida das 7h30 às 17h30.

0

Mobilização acontece na sexta-feira (16). Semusa confirma que todas as unidades de saúde da capital estão abastecidas com as doses e população será atendida das 7h30 às 17h30.

A Prefeitura de Porto Velho realiza nesta sexta-feira (16) o “Dia D” de vacinação contra poliomielite, multivacinação e sarampo. A mobilização faz parte do Dia Nacional da Vacinação, que ocorre em todo país no dia 17 de outubro. As campanhas para imunizar crianças, jovens e adultos se estendem até 30 de outubro.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa):

a campanha contra a poliomielite é direcionada a menores de cinco anos.

no caso da multivacinação, que é quando o paciente tem a cardeneta de vacinação atualização, é para crianças e adolescentes menores de 14 anos.

já a dose contra o sarampo tem como público-alvo adultos entre 20 e 49 anos.

A Semusa informou ainda que todas as unidades básicas de saúde da capital estão abastecidas com as doses e atenderá a população no Dia D das 7h30 às 17h30. Nos outros dias, a população pode ir a uma unidade de segunda a sexta-feira no mesmo horário.

Pais e responsáveis precisam levar o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), além da carteira de vacinação. Também é preciso usar máscara e obedecer o distanciamento social imposto por causa da pandemia do novo coronavírus.

Orgulho do Madeira

O Dia D também acontecerá na sexta no Residencial Orgulho do Madeira, das 8h às 13h. A Semusa explicou que a Divisão de Imuninização, junto dos síndicos do condomínio, está organizando os trabalhos para evitar aglomerações.

A mobilização acontecerá na Municipal Maria Francisca Jesus Gonçalves. Neste mesmo dia, outros serviços de saúde à comunidade serão disponibilizados, como assistência para diabéticos e hipertensos, além de consultas médicas e odontológicas.

Vacina contra a poliomielite

A vacina é oferecida o ano inteiro em todos os postos de saúde.

Uma criança deve tomar ao menos três doses da vacina para estar imunizada: 1ª dose aos 2 meses; 2ª dose aos 4 meses; 3ª dose aos 6 meses.

Há um reforço da vacina aos 15 meses. Nesse reforço, são administradas duas gotinhas.

O Ministério da Saúde realiza campanhas nacionais duas vezes ao ano. Mas a vacina pode ser aplicada a qualquer momento.

Vacina contra o Sarampo

São necessárias duas doses para se proteger: quando a criança completa 12 meses e, a segunda, aos 15 meses.

Durante a epidemia no ano passado, também passou a ser adotada a chamada dose zero, aplicada em crianças de com seis meses de idade.

Adultos de qualquer idade que não possuem as duas doses também devem procurar os postos de saúde para regularizar a situação vacinal.

Por G1 RO

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.