Modern technology gives us many things.

Samu de Porto Velho é o primeiro da região Norte a implantar o programa Segurança do Paciente

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) de Porto Velho é o quarto no Brasil e o primeiro da região Norte a implantar o Programa de Segurança do Paciente. O evento aconteceu nessa terça-feira, 29 de setembro com a abertura de uma semana de capacitação para os cerca de 130 servidores, em caráter de escala (conforme estiverem disponíveis).
De acordo com Mara Correa o Samu, é o Ministério da Saúde que informa a qualificação (ranque) do município quanto à preocupação na segurança do paciente. “Vamos dar mais atenção para casos em que durante o transporte há uma queda e demais procedimentos de segurança do paciente durante o translado do local do acidente até a unidade hospitalar e sua medicação. Já fazemos o procedimento correto, mas o programa vem para reforçar a atenção. Vamos identificar os efeitos adversos e combatê-los”, afirma a diretora.
A convidada palestrante da programação de abertura foi a biomédica, Vanessa Ezaki. A representante do Ministério da Saúde tanto no Município como Estado deu uma palestra incentivadora, questionando a todos sobre o que poderiam fazer para melhorar no seu ambiente de trabalho e parabenizou o Samu de Porto Velho. Também o doutor Rógeres Barroso da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital de Base e trabalha no Samu, explicou sobre a norma da Anvisa que regulamenta a segurança do paciente (NSP).
A segurança do paciente está baseada em seis passos: Identificar corretamente o paciente; melhorar a comunicação entre profissionais de saúde; melhorar a segurança na prescrição, na administração de medicamentos; realizar cirurgia segura em sítio cirúrgico, com procedimentos e pacientes corretos; higienizar as mãos para evitar a infecção e avaliar os pacientes com risco de queda, úlcera por pressão, estabelecendo ações preventivas.
Hoje o Samu tem seis ambulâncias. Sendo que nas ambulâncias básicas têm o motorista socorrista e técnica de enfermagem e na avançada é composta por médico, enfermeiro, técnico e motorista.
A semana de capacitação termina dia 02 de outubro. Entre os temas abordados estão: Lavagem das mãos e uso do álcool gel; aula prática de técnicas de lavagem de mãos e uso do álcool gel com Taciana Holtz; administração segura de medicamentos com Luciene Carvalho e Marcus Wendel e Protocolo e prevenção de queda com Adenilson Amaral e Eduardo Pinheiro.
Por Rebeca Barca | Fotos Frank Néry
você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.