Modern technology gives us many things.

MP investiga atos de improbidade em repasse de dinheiro público para eventos evangélicos

De acordo com o extrato publicado no Diário da Justiça de Rondônia, os recursos eram oriundos de emendas parlamentares. Dependendo do rumo das investigações os envolvidos poderão responder por atos de improbidade administrativa

Porto Velho, RO – O Ministério Público de Rondônia ainda trabalha com investigações oriundas da Operação Zagreu, que combateu fraudes em eventos públicos no Estado. A incursão culminou inclusive com a prisão de um promotor de eventos.Na mesma ocasião, o empresário José Joaquim dos Santos, o famoso Zezinho do Maria Fumaça, também foi preso.

De acordo com o MP, o esquema funcionava mediante o direcionamento de emendas parlamentares para entidades do terceiro setor, utilizadas como “laranjas”.

O grupo responsável pelos crimes, à época, era integrado por servidores públicos e empresários, suspeitos da prática de falsidade ideológica, peculato, advocacia administrativa, entre outros delitos.

Nesta quinta-feira (23), foi publicado no Diário da Justiça de Rondônia um Extrato de Portaria de Instauração de Inquérito Civil, comprovando que ainda há o que ser apurado.

Confira a íntegra:

EXTRATO DE PORTARIA DE INSTAURAÇÃO DE INQUÉRITO
CIVIL
Portaria n° 01/2015
Assunto: instauração de Inquérito Civil
Objeto do Inquérito: Apuração de atos de improbidade administrativa
envolvendo o repasse de recursos públicos, decorrentes de
emendas parlamentares, a entidades culturais, para a realização
dos eventos evangélicos “Snow Viva Rondônia de Música Gospel”
e “III Mostra Cultural’
Data do fato: a levantar
Data da instauração: 17 de abril de 2015

Datada do dia 17 de abril deste ano, a publicação aponto como Objeto do Inquérito “Apuração de atos de improbidade administrativa envolvendo o repasse de recursos públicos, decorrentes de emendas parlamentares, a entidades culturais, para a realização dos eventos evangélicos ‘Show Viva Rondônia de Música Gospel’ e ‘III Mostra Cultural’”.

O promotor de eventos mencionado, preso em dezembro do ano passado, era um dos organizadores do ‘Viva Rondônia’. Em entrevista ao G1, ele chegou a dizer que em 2012 o evento atraiu 50 mil pessoas. Para ano seguinte, 2013, o investigado revelou esperar, em todos os municípios que acontecerão os shows, mais de 180 mil fiéis no festival.

“Estamos desde o ano passado realizando este evento, que é o maior do estado, e este ano acontecerá shows simultâneos em várias cidades”, explicou ao site de notícias, há quase dois anos.

Rondoniadinâmica
você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.