Modern technology gives us many things.
Foto: Divulgação/Sesc RJ

Turismo celebra retomada do setor

Enquanto pesquisa aponta aumento da procura por roteiros no interior, hotéis do Sesc RJ seguem novos protocolos e agendam reabertura

Enquanto pesquisa aponta aumento da procura por roteiros no interior, hotéis do Sesc RJ seguem novos protocolos e agendam reabertura

Reabertura de hotéis, protocolos sanitários rígidos, eventos esportivos internacionais e turistas interessados em desbravar antigos e, principalmente, novos roteiros. O turismo do estado do Rio recupera o fôlego, depois de meses de crise provocada pela pandemia, e se reinventa movimentando um dos segmentos mais importantes da cidade. Para incentivar o setor, a Fecomércio RJ investe em informação e, claro, linhas de créditos especiais.

Por meio das pesquisas do Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises Econômicas (IFec RJ), a instituição busca fornecer dados importantes aos empresários, como exemplifica o economista do IFec RJ, Rafael Zanderer. Segundo ele, no mês de setembro, a procura pelo termo “hotel no Estado do Rio de Janeiro”, no Google, aumentou aproximadamente 150% em relação a abril. Além disso, a Fecomércio RJ orienta as micro e pequenas empresas sobre linhas de crédito especiais.

A procura pelo turismo no interior do estado é explicada. Lá, os turistas conseguem fugir da aglomeração da capital. Para esses cariocas que estão redescobrindo o interior do Rio, unidades do Sesc RJ preparam a reabertura, seguindo os novos protocolos sanitários.

No próximo dia 15, é a vez do Hotel Sesc Nogueira, em Petrópolis, enquanto, no dia 23, quem reabre as portas é o Sesc Alpina, em Teresópolis. Em 13 de novembro, o Hotel Sesc Nova Friburgo é reinaugurado, com obras de ampliação previstas. Como a pandemia abalou a previsibilidade, as datas podem sofrer alterações.

Protocolos em dia

O presidente da Fecomércio e do Sesc RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior, destaca que as empresas vêm investindo nos protocolos de segurança.

— É importante mostrar à sociedade que as cidades, os hotéis, os restaurantes e os pontos turísticos estão prontos para receber todo o tipo de viajante — destaca o presidente da Fecomércio RJ.

No site Turismo Consciente, os visitantes têm informações sobre o status dos serviços turísticos de cada um dos 92 municípios e sobre a segurança dos estabelecimentos.

— Identificamos que o novo turismo será o de proximidade, com as pessoas usando seus carros. Há procura de turistas de São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo — afirma a secretária de Turismo do Estado do Rio de Janeiro, Adriana Homem de Carvalho.

Preços atrativos

Na capital, o Hotel Sesc Copacabana retomou as atividades no dia 15 de agosto, uma semana após ser agraciado com o Prêmio Traveller’s Choice 2020, da TripAdvisor.

— Todos os atrativos estão liberados, como pontos turísticos e museus. Estamos esperançosos, já que o ambiente é de completa segurança e a diária está, em média, até 35% mais barata — disse o diretor da CNC e presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), Alexandre Sampaio.

O diretor comercial do Hotel Fairmont Rio, Michael Nagy, relata que a reabertura dos pontos turísticos nos fins de semana já aumentou o movimento no local.

De acordo com Pedro Guimarães, presidente da Apresenta Rio (Associação de Promotores de Eventos), a expectativa, agora, é com a volta da realização dos eventos esportivos, como a Maratona Internacional do Rio de Janeiro, dias 9 e 12 de outubro, e o Rio Open, em fevereiro. Com a suspensão de eventos, mais de 100 atividades ligadas ao turismo foram impactadas.

Por Sesc RJ

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.