Modern technology gives us many things.

Governador de Rondônia solicita informações de equipamentos para internacionalizar Aeroporto Jorge Teixeira

Brasília – No intuito de inserir o aeroporto de Porto Velho como opção de turismo internacional, o governador de Rondônia, Daniel Pereira reuniu-se nessa terça-feira (13) com o presidente da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), Antonio Claret.

 

O presidente informou inicialmente ao governador que a Infraero está preparando um projeto para criar um terminal de cargas no aeroporto de Porto Velho. O objetivo é que o terminal de cargas facilite o escoamento de todo tipo de carne do Estado. Segundo ele, hoje esse transporte de carga possui uma pequena quantidade transportada. Segundo ele, o foco é incrementar o transporte de carga e torná-lo um fator primário, pois este é o que proporciona maior lucratividade ao contrário do que é hoje. O custo a ser investido pela empresa será próximo de R$ 23 milhões.

Rota Turística

Daniel Pereira descreveu suas reuniões com embaixadores de países sul-americanos na Capital Federal. O chefe de Estado pontuou que sua articulação com esses países tem por objetivo principal fortalecer os laços econômicos e socio-culturais. Ele ressaltou que é imprescindível que Porto Velho possa rapidamente ter seu aeroporto internacional. “Quero no futuro transformar Porto Velho num centro de distribuição de passageiros para toda America do Sul”, disse. Pereira pontuou porque de Porto Velho, se está a pouco mais de uma hora Santa Cruz de la Sierra e uma hora La paz também na Bolívia. Além disso em uma hora e meia chega-se a Lima no Peru e há grande proximidade também com Bogotá na Colômbia e importantes localidades no Equador. “Junto a nossa importante logística por água, que nós fazemos hoje através do porto do Rio Madeira, nós podemos fazer num futuro bem próximo através do Aeroporto Internacional Jorge Teixeira”, pactuou.

O governador Daniel Pereira reforçou que a intenção de internacionalizar o Aeroporto Jorge Teixeira é um desejo antigo dos rondonienses. “É um projeto construído pelo Estado de Rondônia com apoio da iniciativa privada, com a Federação do Comércio, Federação da Indústria, Federação da Agricultura, associações comerciais. Creio que somos o único Estado brasileiro que está usando recurso estadual e colocando a disposição do governo federal, é a entidade mantenedora do aeroporto em porto velho”, esclareceu.

Antonio Claret pediu ao governador o prazo até o dia 16/11, para encaminhar todos os itens que faltam para que o Estado providencie a aquisição e o aeroporto passe efetivamente a funcionar como internacional.

Também esteve presente o deputado federal Marcos Rogério e o superintendente de Integração do Estado de Rondônia em Brasília (Sibra), Carlos Terceiro.


Fonte
Texto: Alex Nunes
Fotos: Alex Nunes
Secom – Governo de Rondônia

Alex Wendel Schonhardt Nunes
Assessor de comunicação
DRT 9319/DF
você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.