Modern technology gives us many things.

As melhores formas de unir chapas metálicas

As chapas metálicas são fabricadas por meio do processo de conformação de metais e sua produção se dá através de diversos componentes, como aço, cobre, magnésio, alumínio, titânio, entre outros. Elas se tornaram fundamentais na formação de produtos, visto que podem ser cortadas, dobradas e conformadas de várias maneiras. O rebite de repuxo, muitas vezes, é o responsável por unir essas chapas.

Bastante utilizadas pelas indústrias automotivas, como carros, caminhões e aviões, bem como pela construção civil, as chapas metálicas têm a vantagem de apresentar grande capacidade de elasticidade, alta-tensão de escoamento e qualidade de fixação, ao mesmo tempo em que tem rigidez e excelente resistência.

Quando é preciso fixar ou unir estas chapas, há diferentes formas, que é definida de acordo com a forma, espessura e geometria do produto final. Cabe ao engenheiro, soldador ou empresa identificar o processo mais adequado ao projeto.

Abaixo, confira as três principais opções!

Rebites de repuxo

Sabemos que existem tipos distintos de rebites, como rebite roscado e rebite de repuxo. Este último, também chamado de rebites tipo cego, são os mais indicados para fazer a união de materiais metálicos em peças que só tem acesso por um único lado. A aplicação é simples e rápida, capaz de ser realizada com rebitadeiras manuais em forma de alicate ou tesoura.

O rebite de repuxo pop são comumente usados em segmentos variados, por exemplo:

  • eletrodomésticos;
  • estruturas metálicas;
  • esquadrias, brinquedos;
  • instalações industriais;
  • entre outros.

Resistentes a movimentos e vibrações, o rebite de repuxo apresenta alta fixação.

Solda e solda ponto

O processo de solda e solda ponto é aplicado, principalmente, pela indústria de automóveis. Nesse procedimento, dá para criar ligações com matérias-primas que não são “soldáveis”, caso do alumínio. A solda ponta cria uniões fortes em razão de uma alta pressão exercida sobre uma superfície relativamente pequena. Além disso, são fornecidas altas energias em forma de corrente elétrica.

As características desta opção são o calor, a resistência, a pressão e a corrente.

Conformação de chapas a frio

Após anos de pesquisa, descobriu-se uma maneira de unir chapas metálicas somente a pressão de uma pinça sobre o material, sem o emprego de calor ou produção de faíscas. Estamos falando da conformação de chapas a frio, ou Clinch.

O processo ocorre pela interação entre um punção e uma matriz, que atuam na deformação plástica das chapas metálicas. A força gerada pelas ferramentas de Clinch na compressão das chapas favorece a penetração do punção, pressionando a primeira chapa para a segunda chapa, gerando um ponto de fixação extremamente resistente que chamamos de ponto de clinch. As chapas, inicialmente planas, ganham uma nova forma geométrica.

Fato é que existe um tipo ideal de peça ou processo para cada situação, portanto, é fundamental conhecer bem a fundo a utilidade das ferramentas para fazer o uso correto.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.