Modern technology gives us many things.

Cassol cobra redução da taxa de juros do crédito rural

Apesar de ser um dos pilares da economia brasileira, o agronegócio ainda carece de taxas mais baixas de financiamento para incrementar a produção do setor. A constatação é do senador Ivo Cassol, que nesta quarta-feira (30), presidiu na Comissão de Agricultura do Senado, audiência pública para discutir o Plano Safra.

Com a previsão de uma safra recorde em 2017, que deve alcançar 230 milhões de toneladas de grãos, a redução dos juros do crédito rural foi de apenas um ponto percentual em 2017, muito tímida se comparada a taxa básica de juros, a Selic. “Graças ao agronegócio o Brasil ainda está de pé e mesmo assim os juros ainda são abusivos para o produtor rural. Isso é muito injusto”, observou Cassol.

O senador também pediu o tratamento igualitário para todos os estados da federação em relação a subvenção e ajudas do governo federal aos produtores. “ Muitas vezes vejo o governo federal ajudar os produtores de Mato Grosso. E o meu estado de Rondônia, que fica exatamente na divisa não recebe nada. É preciso dar o mesmo tratamento a todos”, advertiu Cassol.

O parlamentar também fez duras críticas a Secretária da Pesca. Cassol reclamou do atraso na concessão, e renovação de licenças para a pesca e transporte de peixe de cativeiro. De acordo com Cassol, as dificuldades começaram depois que o presidente Michel Temer transformou o ministério da Pesca em Secretaria. O órgão ficou subordinado, inicialmente, ao Ministério da Agricultura e depois foi transferido para o Ministério da Indústria e Comércio. A Coordenação da Pesca no estado de Rondônia não está renovando o “Certificado de Licença de Aquicultor”. Com isso, os piscicultores estão impedidos de comercializar o peixe.  “Ou o ministério da pesca melhora e resolve logo essa questão da licença e da renovação ou é melhor fechar a Secretaria”, disse. O senador informou ainda, que vai apresentar requerimento para que o Secretário Nacional da Pesca venha a Comissão de Agricultura do Senado dar explicações sobre o atraso na renovação das licenças. ​

Assessoria

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.