Modern technology gives us many things.

Em discurso na Câmara, Luiz Cláudio comemora 40 anos de Embrapa

 

O deputado federal Luiz Cláudio (PR-RO) discursou semana passada na tribuna da Câmara dos Deputados, enaltecendo os 40 anos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), órgão vinculado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

O parlamentar disse a instituição surgiu em Porto Velho, na época de Território Federal de Rondônia e em pouco tempo de instalação, já colocava em prática uma política de descentralização. Foram criadas várias unidades em diferentes partes do país, de norte a sul.

Cláudio disse em seu discurso que a Embrapa tem o comprometimento com as soluções tecnológicas voltadas a agricultura da Amazônia, pautadas em critérios de sustentabilidade econômica, social e ambiental.

“É um órgão de extrema importância para o país e seu desenvolvimento social do setor agrícola”, frisou.

 

O órgão está presente estrategicamente em cinco municípios do estado, com Campos Experimentais em Porto Velho, Machadinho do Oeste, Ouro Preto do Oeste, Presidente Médici e Vilhena. Possui laboratórios de alta tecnologia em Porto Velho e conta com uma equipe qualificada, sendo pesquisadores com formação de pós-doutorado, doutorado e mestrado e equipe de apoio à pesquisa.

 

Em documento enviado pelo órgão ao parlamentar, consta que: “Na geração de conhecimento e tecnologias para a Amazônia, em especial para Rondônia, destacam-se pesquisas para: produção animal, com tecnologias voltadas para a forragicultura, a sanidade e a qualidade do leite; café, a principal cultura agrícola do estado; produção vegetal, que engloba importantes culturas como arroz, feijão, milho, soja, girassol, algodão, pupunha, pinhão manso, banana e cupuaçu; e florestas, com trabalhos de silvicultura de espécies nativas e exóticas”.

 

 

Na geração de tecnologias, a Embrapa de Rondônia tem gerado e transferido tecnologias para racionalizar o uso de recursos naturais, intensificando o uso da terra. Desta maneira se reduz o desmatamento, gerando emprego e renda, em uma ação preferencial com os pequenos produtores rurais do estado de Rondônia e da Amazônia.

 

Luiz Cláudio disse que a Embrapa é a primeira cultivar o café Conilon no Brasil e receber o Certificado de Proteção, concedido pelo Serviço Nacional de Proteção de Cultivares, vinculado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

 

Em discurso, o parlamentar disse que a avaliação da condição corporal (CC) de bovinos contará em breve com um grande aliado no Brasil. É que a Embrapa de Rondônia desenvolveu um dispositivo formado por duas réguas de 20 centímetros cada uma, com 4,4 centímetros de largura e articuladas de maneira a formar a angulação de 0° a 180° para monitorar o rebanho de forma rápida e precisa. Batizado de Vetscore trata-se de um instrumento simples que será útil, particularmente para pequenos produtores, como os de gado leiteiro, pois, não há no mercado nenhum instrumento similar para a avaliação da condição nutricional.

Finalizando, o parlamentar salientou que o uso da soja para a recuperação de pastagens tem agradado os pecuaristas de Rondônia.

Luiz Cláudio disse que o pesquisador da Embrapa de Rondônia, Vicente Godinho, estima que 70% das áreas de pastagem do estado estão com algum grau de degradação e a soja vem como uma alternativa para a recuperação destes solos, no sistema de integração lavoura-pecuária (ILP). O pesquisador destaca ainda o avanço da soja para a região Norte do estado

“Não poderíamos deixar de comemorar 40 anos da existência da Embrapa que só tem proporcionado progresso e desenvolvimento para o Brasil e o meu Estado de Rondônia”, finalizou.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.